A Varal Cama, Mesa e Banho começou como lavanderia, em 1983. Utilizando o maquinário de um hotel , no centro de Porto Alegre, e trabalhando no horário em que a lavanderia do hotel não funcionava.

Começou a fazer atendimento inicialmente para restaurantes e bares nas redondezas. Um ano mais tarde, ao mudar –se para o bairro Partenon, abriu suas portas para o cliente doméstico, mas ainda sem atendimento no balcão. As coletas e entregas eram feitas de motocicleta , à domicilio.

Em 1985, a Varal abriu um posto de coleta e entrega de roupas no centro da cidade, à Rua Dr. Flores, 486. Isso possibilitou à empresa um grande avanço, já que o trabalho todo não precisava ser feito de porta em porta. Dois anos depois, para aumentar a circulação de pessoas dentro do ponto-de-venda, os sócios Martim e Elisa Zabaleta, decidiram colocar algumas mercadorias de cama, mesa e banho em exposição. Ali começava um grande diferencial pois a resposta dos clientes viria muito mais por esses produtos do que pela lavanderia em si. Aos poucos, o número de fornecedores foi aumentando e as gôndolas e prateleiras foram se enchendo.
No final de 1994 foi inaugurado o segundo ponto-de-venda, dedicado somente ao comércio de mercadorias de cama, mesa e banho, no bairro Auxiliadora.

        Novos conceitos

Em 1999 a Varal começou um novo conceito de loja, buscando a especialização em cama, mesa e banho e presentes, com mercadorias exclusivas e foco nas melhores marcas brasileiras e mundias. Em junho de 1999 abriu sua terceira loja, no Shopping Decoração e Design.

Em 2000 foi transferida para a Avenida Nilo Peçanha, no bairro Boa Vista.

Em 2001 aconteceu o encerramento da atividade Lavanderia e Tinturaria. A loja, pequena, que ficava junto ao ponto de coleta de roupas à Rua Dr. Flores, 486, foi transferida para um espaço bem maior, à Av. Getulio Vargas, 1734, bairro Menino Deus, o que trouxe um importante crescimento à empresa.

        Ampliação

Os anos seguintes foram de ampliação, reforma e mudança de endereço, das lojas da 24 de Outubro e Nilo Peçanha,que permaneceram nas mesmas ruas, porém , com numeração diferente em imóveis maiores.

Em 2004 a decoração interna e externa das três lojas foi unificada, acompanhada da padronização do mix de mercadorias e atendimento.

Em 2008 a Varal inaugurou sua quarta loja no bairro Rio Branco. E em 2013 abriu sua quinta loja e primeira em Shopping Center. No Shopping CenterLar de Porto Alegre.

 

Nesses 30 anos, a Varal tem buscado através de cada ação, proporcionar um ambiente harmonioso e descontraído, onde colaborador, fornecedor, visitante e principalmente o cliente satisfaçam suas necessidades. com valores como ética, honestidade, responsabilidade social e acima de tudo, um respeito grande ao cliente, a Varal hoje representa o que há de melhor em cama, mesa e banho em Porto Alegre, tornando-se referência no conceito de decorar a casa com charme, estilo e personalidade.